Patrimônios da Humanidade

Patrimônios da Humanidade

02 fevereiro 2013

Memória, Patrimônio e Diversidade: perspectivas para a construção da identidade individual e coletiva.


Memória, PATRIMÔNIO e diversidade: perspectivas para a construção da identidade individual e coletiva[1].

Percursos Históricos, Ano II, vol. jan., série 02/02, 2013.

SOARES, Marilda[2]

Resumo:

O texto descreve o pensamento que norteou a elaboração do Projeto de Extensão Memória e Patrimônio: O Ensino de História e os Acervos Escolares, realizado pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS), em 2012, em parceria com o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), financiado pelo Ministério da Educação e Cultura, cujo objetivo foi apresentar aos professores novas possibilidades de abordagem da memória, do patrimônio, da identidade e da diversidade cultural, como conceitos a serem incorporados ao trabalho docente e à formação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. O Curso estruturou-se para dar ênfase aos temas: I. Memória e História; II. Patrimônio histórico e preservação; III. Historiografia didática e memória; IV História oral e memória; e V. Registro e análise da memória escolar. Com base nessas temáticas, o artigo aborda a produção cultural e sua permanente renovação entre os grupos humanos, por meio da tradição, das linguagens, das técnicas, dos ritos e celebrações; trata da preservação dessa herança, ou patrimônio cultural, como aspecto dependente da valorização social e da ação dos poderes públicos, que administram os bens reconhecidos como importantes para uma comunidade ou nação, por meio da elaboração de leis, regulamentos, normas e práticas que impeçam sua destruição, bem como por ações educativas que contemplem essa valorização. 


O objetivo central da reflexão é apontar para o fato de que as produções culturais relacionam-se com a construção da memória individual e coletiva, e são criadoras e suportes do sentimento de identidade entre todos que as comemoram e preservam. Conceitua as produções culturais de ordem popular e erudita, materiais e imateriais, bem como as abordagens teórico-metodológicas atuais acerca da temática em destaque. Enfatiza a necessidade de uma educação patrimonial e de uma formação identitária que contemplem as diferentes produções culturais, no sentido de expor a diversidade como integrante das relações interpessoais, característica e riqueza dos diferentes povos e sujeitos sociais. Procura ressaltar a relevância e urgência de se pensar, na escola, a igualdade, a justiça e os direitos, para que não sejam apenas expressões destituídas de sentido do ponto de vista das práticas sociais, mas partes constitutivas das múltiplas identidades que permeiam os processos de formação dos indivíduos, povos e grupos de convívio.



Palavras-chave: Memória, Identidade, Patrimônio, Valores, Representações.

Financiamento: FNDE/MEC – PARFOR